quarta-feira, 29 de agosto de 2012

3º Encontro dos Blogs Campistas - Joanópolis/SP (24, 25 e 26/08/2012)

Quando decidimos retomar nossas atividades campistas neste ano, encontrar uma turma que organizava um encontro dos blogs sobre camping veio bem a calhar.
Ficamos um pouco inseguros com relação à receptividade do pessoal, afinal, não sabíamos como funcionavam esses encontros, se era um grupo fechado, se precisavamos cumprir algum pré-requisito, etc.
Mas mesmo assim decidimos participar !

Logo nos primeiros contatos com a turma, ainda virtualmente, todos os receios cairam ao chão.
Imediatamente todos, sem exceção, se mostraram muito receptivos, empolgados com a nossa vontade de participar e divertidos.

A partir daí trocamos algumas mensagens até que combinarmos com o Daniel e com o Tiago de nos encontrarmos no posto Graal de Mairiporã às margens da Rod. Fernão Dias. Pois não sabiamos chegar no camping, e como o Tiago sabia o caminho, nos facilitaria esse “combio”.

O horário combinado foi 20h. No começo da nossa viagem já estávamos apreensivos com o trânsito.
Decidimos sair direto do trabalho, sendo assim, saímos do bairro do Ipiranga por volta das 18:30.
Foi então que, durante bons quilômetros do começo do caminho por São Paulo, quase que por milagre, não paramos em nenhum congestionamento.
São Paulo é um caos numa sexta-feira quente por volta das 17h...acho que isso todos já conhecem.

Decidimos seguir pela Rod. Dutra até a saída para a Fernão Dias; nesse entroncamento toda a calma e paz do trânsito livre acabou.
Um verdadeiro mar de luzes vermelhas invadiu nosso pára brisa. Já era 19:30, restava 30 minutos até chegarmos ao ponto de encontro.

Resumo da ópera: Feito britanicos encostamos o carro no estacionamento do posto de gasolina e desligamos a chave exatamente às 20h.
Foi quando pensei: Como vou saber onde eles estão.

Pegamos o celular e ligamos para o Daniel: “Daniel, tudo bem? É o Danilo. Já chegamos aqui no posto. Vocês estão onde?”
Ele: “Estamos aqui no posto também! Vou descer do carro para você me ver.”
Eu: “Daniel, olhe em linha reta !”.
Conseguimos parar os carros, por coincidência total, a menos de 2 metros. Praticamente janela com janela.

Dali nos apresentamos e pronto, estava feita a conexão. Ficamos conversando (Danilo, Rose, Daniel e Camila) enquanto aguardávamos o Tiago, sua esposa Mariana e o filho deles Pietro chegarem.
Eles chegaram logo depois, foi legal conhecê-los, bons de papo e aventureiros.

Dali seguimos para Joanópolis.

Minhas impressões sobre o caminho (Danilo):

- Fernão Dias à noite não é um dos caminhos mais tranquilos. A quantidade de caminhões é grande e o movimento também. Para quem não está acostumado com isso, prefira viajar de dia. Eu não ví perigo algum, mas pode ser tenso para quem não gosta muito de estradas.
- A saída para Joanópolis é bem sinalizada e fácil. Sem problema algum !
- Após algum período trafegando, haverá um cruzamento (uma intersecção) com a estrada que leva até a cidade. Fácil de identificar no local (pelo google Street View não dá para ver), siga pela esquerda.
- O trecho inicial é bem sinuoso, mas iluminado e bem sinalizado.
- Passará por um bairro (ou seria uma pequena cidade?).
- Dali para frente, a estrada não é mais iluminada e há mais curvas, fortes aclives e declives.
- Chegará a Joanópolis, suba um trecho de paralelepípedo até a 3ª rua, entre nela e siga até o fim, ela se juntará com o trecho de estrada que você deve seguir.
- Nesse novo trecho, mais curvas, subidas e descidas (observando pelo Google, não parece muito longe. Mas por ser muito sinuoso, a velocidade média se torna baixa e com isso demora para chegar).
- Siga sempre pelo caminho asfaltado.
- A entrada para o camping não é muito difícil de identificar. Veja essa ilustração abaixo (vindo pela estrada, seta vermelha).

No camping, logo de chegada conhecemos um casal de amigos do Daniel e da Camila, a Elen e o Reinaldo.
Montamos nossa pequena barraca, uma 2 seconds da Quechua (comprada na Decathlon exatamente para acampamentos de curta duração, uns 2 ou 3 dia) ao lado deles.
E como fizemos com ela da última vez que acampamos, montamos sob um gazebo bem leve que temos da NorthPole (comprado aintigamente no Sam’s Club). Isso ajuda a proteger a barraca do sol e de possíveis dejetos de pássaros e seiva de árvores (isso detona a impermeabilização da barraca; Dica: Se quiser conservar a sua barraca. sempre que possível use algo sobre ela. Pode ser um gazebo, uma lona leve, etc.).

Nossa Quechua 2" sob o Gazebo. (clique para ampliar)

Colchão cheio, cobertores e edredons à postos, tralhas prontas e montadas, hora de explorar o local e fazer amizades.
Durante a noite toda nós 6 (Daniel, Camila, Reinaldo, Elen, eu e Rose) ficamos conversando por horas até que Rose foi dormir lá pelas 23:50 e eu fiquei alí até às 2:15 mais ou menos. O frio estava castigando os menos protegidos. Nós, como fomos preparados, não sentimos muito.
Fui tomar banho àquela hora da madrugada.
No camping Zé Roque, o banho é um atrativo que merece destaque.
A água passa por uma serpentina dentro do fogão à lenha e é armazanada uma caixa d’água. Resumo: Água quentíssima a noite toda.
Tomar banho nesse sistema é algo muito bom, não há barulho e o chuveiro não é do tipo “pinga-pinga”. Fantástico !
Finalizando, fui dormir com aquele som do rio passando à nossa "porta". (parece chuva, mas não é...ufa!)

Rio passando na "porta" (Foto diurna, a noite não saiu nada na foto = escuro)

No dia seguinte, nos juntamos novamentes aos vizinhos, nossos novos amigos.

O Reinaldo preparou um café excelente na cafeteira italiana do Daniel. Nota 10, pois o café era feito em porções individuais, o que nos obrigava a esperar bastante tempo pelo próximo café, assim ficamos um bom tempo conversando sobre tudo.

O sábado rendeu bastante, fomos até a queda da Cachoeira dos Pretos, o acesso até ela é excelente. Para quem está acampando, o acesso é livre (não precisa pagar nada).

O caminho até ela é muito bonito, dentro do camping mesmo (coisa de alguns metros).

Querem saber, chamar tudo aquilo de camping é errado. Na verdade é um ótimo sítio onde há uma área para camping e um complexo com lojinhas, lanchonetes e restaurantes ótimos ao pé de uma cachoeira altíssima e fantástica. Tudo muito bem cuidado e limpo.

Camila e Daniel fazendo ligações (na região não há sinal para celular)

Rose dando uma de mendiga !

Dica: Compre queijos por lá, seja o queijo feito pela esposa do Zé Roque ou na Casa de Pães que está cituada ali perto (telhado redondo verde).

Tem até umas cachacinhas ali...

Aproveitamos para destacar a receptividade, bom humor e cordialidade da Cristina, ela em todo momento estava disposta a nos ajudar e nos atender bem. Excelente pessoa !

Após essa passeio inicial, bateu uma fome. Voltamos ao gazebo para mais churrasco.

Daniel e o seu inseparável Narguile !

Reinaldo, o churrasqueiro oficial !

Ficamos nesse ritmo até o fim do dia.

No domingo, logo pela manhã, novo café bem gostoso (compramos um queijo por lá e preparamos com pão - recomendamos)

Um pouco depois, o Ricardo do blog Camping e Família (campingefamilia.blogspot.com) promoveu o sorteio dos prêmios da Mundo Terra (www.mundoterra.com.br), nosso apoiador.

Os ganhadores !

Muita gente ganhou, a Rose mesmo faturou uma barraca de 2 lugares bem legal !

Após o sorteio, decidimos partir para o topo da cachoeira graças ao convite do nosso amigo Jonas (Jaime).
Uma subia e tanto, difícil e cansativa com sol na cabeça, mas compensatória.

Rose se preparando para encarar a subida !

Chegamos na primeira queda !

Visual lá de cima !

Água geladíssima !

Alguns preferem subir de Jeep !

Após todo o sacrifício da subida, o visual compensou. Recomendadíssima a subida, seja de Jeep, cavalo ou à pé (não vá de cavalo, ele não precisa sofrer por você - Não judie dos animais).

Importante: Tenha muito cuidado na descida. O terreno é arenoso e repleto de pedras já arredondadas por tanto atrito com os pneus dos jeeps. Isso faz com que seja escorregadio e perigoso.

A afirmação acima se fez necessária pois, de tudo que estava acontecendo de maneira maravilhosa, no fim do dia ocorreu uma coisa muito ruim.
A Camila, namorada do Daniel, escorregou na descida e sofreu um grave acidente.
Ela fraturou o pé (já foi operada e passa bem).

Registrei esse momento triste (não queria publicar essas fotos, mas acho que servirão de alerta):

O Daniel subiu para chamar um Jeep para nos ajudar !

Que sirva de lição. CUIDADO PARA DESCER MONTANHAS
A DESCIDA É MAIS PERIGOSA QUE A SUBIDA.

Em resumo, foi um final de semana excelente, com tudo o que poderia acontecer de bom; Ótimas companhias, diversão e muitas paisagens bonitas.