quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O gigante acordou !




Fomento, uma palavrinha que está muito na moda, mas que poucos sabem ao certo colocar em prática



Quando pensamos em fomentar algo, normalmente acreditamos que somente grandes são capazes de gerar incentivos e “aquecimento” em determinados mercados.

Também tendemos a atribuir esse competência e obrigação aos gigantes do setor, ou então a alguma mágica.

Dificilmente nos mobilizamos pelo simples comportamento de que nos é ensinado desde que nascemos. Inovações e decisões contundentes partem sempre de cima para baixo.

Nosso bairro está ruim, culpa da prefeitura. A empresa onde trabalhamos está fora da direção correta, culpa da diretoria. E assim segue.


Nos últimos anos, graças a facilidade que a internet oferece de pessoas com os mesmos interesses se unirem, e principalmente pela iniciativa de alguns membros determinados a mudar as coisas, o campismo de lazer está retomando as suas atividades.
Ainda estamos numa fase muito recente, onde podemos dizer que é algo embrionário e talvez sem grandes pretensões ainda. Mas tenho certeza de que servirá para muitas iniciativas similares Brasil afora.



Ano a ano pessoas que escrevem blogs sobre campings e também apenas entusiastas tem trocado informações por redes sociais, e-mails, fóruns, etc. Além disso, promovem eventos para estreitar ainda mais esse saudável relacionamento.



Para mim, isso sim é fomento. Uma união promovida por pessoas sem interesses comerciais (Não são empresas do setor de acessórios, de barracas, infraestruturas campistas, agências, nada disso).
Mas uma vez cito, inicialmente sem grandes pretensões; Porém agora juntos, surgem ideias de melhorias, sugestões para o setor, engajamento, expansão, organização.

Agora são pessoas movidas pela vontade de melhorar algumas coisas, ampliar essa fantástica forma de lazer de forma organizada e saudável.



Não se trata de um crescimento desordenado como numa “catequização” de novos membros, coisas do tipo <Venha acampar, traga sua galera e bagunce a vontade>. Não ! Pelo contrário.
São famílias inteiras se unindo à outras. Senhores e senhoras, crianças, bebês, gerações inteiras descobrindo ou redescobrindo o prazer de acampar.



Não é pela economia que essa modalidade de hospedagem oferece, até porque não é pelo conforto da hospedaria. É pelo contato com a natureza, com o lazer, com as pessoas, com a simplicidade e principalmente com a alegria.



Parabéns a todos que participaram do 4º Encontro dos blogs campistas.
Seguramente a melhor iniciativa social campista de todos os tempos.

Lamento muitíssimo por não ter participado desta edição, lamento mesmo !


Sabemos que um dia empresas vão aproveitar para ganhar dinheiro com isso, mas até aí tudo bem,é natural que isso ocorra e igualmente bom.
Pois virão coisas boas e muitas novidades; Graças a concorrência.
Bom, mais isso é assunto para um outro post.

 Um abraço e até a próxima,
Danilo K. Troncoso.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Burro que sou, apaguei sem querer o comentário do amigo Ricardo do blog Camping e Família...por sorte o texto ficou no e-mail de notificação que recebi. Reproduzo abaixo:

    "Fala Danilão. Sentimos a falta de vcs no encontro.

    Linda palavras, é isso mesmo que nós sentimos e procuramos fazer, e se um grupo pequeno foi capas disso tudo imagine um grupo grande. Vamos continuar trilhando esse caminho, sem segunda, terceiras ou quartas intenções a não ser a de ampliar, melhorar, conscientizar, divulgar o campismo no Brasil.

    Parabéns pelo post e grande abraço.

    Ricardo & Família "

    ResponderExcluir
  3. Oi Danilo, uma pena que não deu para vocês irem... foi bem legal conhecer pessoalmente todo mundo. Nós ficamos pouco com a turma por conta da pequenininha que queria ou ficar na piscina ou estava capotada dormindo na barraca, mas faz parte ! O lado bom é que certamente teremos mais um monte de oportunidades ! E Vida Longa ao Campismo Brasileiro ! Adorei seu post !
    Abraços campistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos, obrigado pelo comentário.
      De fato não faltarão oportunidades para nos conhecermos e ampliarmos ainda mais essa tão agradável reunião de campistas.

      Excluir
  4. E ae Danilo...
    Adorei o texto, sem comentários...
    Pena voce não ter tido a oportunidade de estar presente conosco...
    Abraços.

    ResponderExcluir