quinta-feira, 14 de maio de 2015

Regulamento: Campeonato de Churrasco Campista - 2015





Campeonato de Churrasco Campista - 2015

Local: Camping Carrion (Itu/SP)
Data: 27/06
Horário do início: 11h
Quem pode participar: Participantes do #MEI15
O que é: Trata-se da primeira edição do campeonato de churrasco campista, uma competição onde cada equipe prepara sua receita secreta para surpreender os jurados e, no final, serão eleitos os 3 melhores do ano.
Premiação: Todos saem ganhando com a interação, o churrasco coletivo, entre outros pontos positivos. Estuda-se bonificar os vencedores com algum brinde.
Categorias: Brancas (aves ou peixes) e Vermelhas (bovinos ou suínos)


Importante: Leia com atenção integralmente todos os itens abaixo, eles definem as regras da competição.


Regulamento

01 - Cada equipe deve ser formada por membros de uma família ou grupo de amigos.

02 - Juntos os membros terão que dar um nome ao time.

03 - O número de integrantes de cada equipe não pode ultrapassar 4 pessoas e não pode ser menor do que 2 pessoas (ou seja, só haverá equipes com 2, 3 ou 4 integrantes).

04 - Cada equipe terá 1 integrante que não vai ajudar no preparo nem manuseio dos alimentos antes da finalização completa, pois vai integrar a comissão julgadora.

05 - Cada equipe pode participar de apenas 1 categoria (não há impedimento quanto ao preparo de mais receitas em categorias diferentes, porém só uma poderá competir).

06 - Acompanhamentos estão liberados para harmonizar ou não com o prato (molhos, farofas, saladas, bebidas, temperos pós-preparo, etc.).

07 - A comissão julgadora anotará as 3 receitas de cada categoria que mais gostou na ordem; Sem eleger a do próprio time.

08 - Cada posição conquistada de cada juiz vai acumular pontos da seguinte forma: 1º lugar = 5 pontos, 2º lugar = 4 pontos, 3º lugar = 3 pontos, 4º lugar = 2 pontos e 5º lugar = 1 ponto. Ganha quem somar mais pontos.

09 - Como não pode haver empate, se isso ocorrer os jurados terão que se reunir e debater até definir os 3 primeiros de cada categoria.

10 - O tempo total da prova será de 2h (início 11h). Recomenda-se avaliar bem o tempo necessário para a finalização do prato para que não termine antes e fique frio no momento da comissão julgar ou tarde demais após 2h do início da prova.

11 - Cada equipe deve providenciar todos os seus próprios equipamentos para o preparo integral das receitas (churrasqueira, carvão, acendedor, faca, tábua, pegador, prato para servir, temperos, carnes, etc).

12 - Não serão aceitas churrasqueiras elétricas ou qualquer outro dispositivo elétrico (faca elétrica, liquidificador, grill, aquecedor com resistência elétrica, soprador à motor elétrico, etc).

13 - O tamanho das porções devem ser suficientes para servir de maneira leve/pequena todos os jurados para que seja possível degustarem (Recomendável uma porção entre 10 e 25g.).
* Recomenda-se preparar quantidades maiores (não estipularemos quanto) para no final do campeonato celebrarmos a competição com todos os amigos que participaram, num amistoso churrasco coletivo comemorativo !

14 - Os jurados avaliarão sob critérios próprios, porém serão orientados a considerarem sabor, textura, dificuldade da elaboração, originalidade e apresentação.

15 - As carnes terão que ser cortadas, temperadas e assadas diante de todos (não pode haver pré-preparo, deixar marinar tempos antes, cortes especiais, recheios, etc), para temperar o time pode se valer do item 17 deste regulamento.

17 - Já os acompanhamentos podem ser trazidos/oferecidos pré-prontos ou prontos.

16 - Recomenda-se cuidado com carnes de caça, exóticas, miúdos ou não comuns, pois se não agradarem o paladar de algum jurado esse poderá zerar sua pontuação. Vale lembrar que o corpo de jurados será composto por pessoas que aceitam normalmente as 4 possibilidades propostas nas 2 categorias, ou seja: Aves, bovinos, suínos ou peixes (água doce ou salgada). O time pode ousar e tentar oferecer algo diferente para obter pontuação em originalidade, porém será por sua conta e risco.

17 - Podem ser utilizados quaisquer temperos comestíveis in natura, desidratados ou processados em meios sólidos ou líquidos, estão incluídos temperos caseiros secretos.

18 - Diante de qualquer conduta inadequada que venha prejudicar os demais participantes e/ou o bom andamento do campeonato, o(s) envolvido(s) será(ão) imediatamente desclassificado(s).

19 - Os organizadores podem: (A) Vetar equipes que eventualmente contiverem algum elemento ou participante que possa expor os demais a riscos físicos. (B) Limitar o número de participantes para que não se torne impossível avaliar um número de receitas muito extenso ou que a avaliação se torne demorada demais (C) Podem cancelar o campeonato caso ocorram condições adversas não previstas.

20 - Devido aos riscos envolvendo manuseio de objetos cortantes, fogo e objetos quentes não é recomendada a participação de crianças no campeonato como churrasqueiro ou função correlata. Mas é claro que podem torcer e ajudar em alguma coisa que não envolva risco.

21 - Será recomendado o isolamento fictício da área para que somente os times e eventuais pessoas que queiram capturar fotos e filmes circulem. Porém, os competidores devem ter atenção ao item 18.

22 - Aproximadamente 10 minutos antes do início haverá uma explanação geral bem como abertura de espaço para eventuais dúvidas de última hora.

23 - Este regulamento se faz necessário por mera formalidade, sabemos da boa intenção de todos em participar desse campeonato e proporcionar segredos culinários com os demais campistas. A organização pode alterar parcialmente este regulamento para eventuais ajuste visando a melhoria da competição até o dia 20 de junho de 2015.



Parabéns por sua iniciativa de participar desta brincadeira e de formar o seu time/equipe, você está trazendo amizade e alegria para abrilhantar ainda mais o evento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário